top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

Como funciona o contrato de Au Pair em Portugal?


O programa de Au Pair em Portugal (e ao redor do mundo) é bastante procurado por jovens entre 20 e 30 anos que desejam morar fora do Brasil. A ideia do Au Pair é unir famílias anfitriãs às pessoas que querem realizar um intercâmbio cultural. Em troca da moradia e de um salário, o Au Pair presta serviços como babá para as crianças da casa, pet sitter, cuidadora sênior, entre outras alternativas.


É claro que o contrato de Au Pair tem especificidades de agência para agência, mas existem questões gerais que não podem deixar de ser acordadas, como as responsabilidades, os deveres, as horas a serem trabalhadas, entre outros detalhes.

Neste post, vamos falar um pouco sobre o assunto. Confira!


O contrato de Au Pair em Portugal

Sempre que um programa de Au Pair em Portugal for fechado, é preciso que seja celebrado um contrato de trabalho entre as partes. Dessa forma, a Au Pair será regularmente empregada como babá.


Nesse contrato devem constar todas as particularidades que sejam relevantes para a prestação do serviço. Esse é um documento legal que tem como objetivo evitar problemas durante o programa, além de ser uma ferramenta de proteção se algo errado acontecer.

Vejamos quais são as informações mais importantes de um contrato de Au Pair em Portugal.


Duração do contrato

Qual será a data de início e término da estadia, quantas horas serão trabalhadas, qual será o horário de trabalho e o período de férias.


Pagamento

Acordar se será semanal, quinzenal ou mensal e qual será o valor. Além do pagamento em dinheiro, também devem ser incluídos o quarto para estadia com pensão completa.


Extras

A família e a Au Pair deverão combinar quem será responsável pelas despesas com transporte, se poderá utilizar o carro da família anfitriã durante o trabalho ou também em sua folga.


Seguros

O seguro médico é obrigatório e as partes devem determinar quem vai pagar por ele. Também se aconselha a contratação de um seguro de acidentes e responsabilidade civil.


Viagem e Visto

Quem vai arcar com as despesas da viagem internacional e do visto da Au Pair.


Responsabilidades

É nessa parte do contrato de Au Pair em Portugal que fica listado tudo o que a Au Pair deve e não deve fazer. Normalmente, estão entre as responsabilidades levar e buscar as crianças na escola e em atividades extras, brincar com elas, manter o quarto delas organizado, cuidar das roupas delas, colocá-las para dormir, entre outras.


É importante ressaltar que a Au Pair não é responsável pela manutenção de toda a casa em ordem, e sim apenas o seu próprio quarto e o das crianças. A Au Pair não tem obrigação de cozinhar e nem de cuidar das roupas de toda a família.


Lembre-se que a Au Pair deve ter tempo suficiente para viver a experiência de um intercâmbio no exterior.


A rescisão do contrato de Au Pair em Portugal

Seja qual for a razão, pode ser que alguma das partes solicite a rescisão do contrato de Au Pair em Portugal. Caso isso aconteça, deve-se atentar para o prazo de aviso prévio que consta na minuta contratual, normalmente de duas semanas.


É comum que contratos de Au Pair sejam celebrados por meio de agências especializadas, que darão a orientação necessária para situações de cancelamento contratual.


Até o momento, não existe nenhum programa oficial de Au Pair para Portugal, mas você encontra mais informações sobre o assunto no site Aupair.com. Já o site Great Au Pair promove a conexão direta entre famílias e pretendentes a Au Pair.


Quer saber mais sobre o mercado de trabalho em Portugal? Continue a leitura e saiba o que você precisa para trabalhar em Portugal.

bottom of page