• Edson Pavão

6 vantagens de morar legalmente em Portugal



Existem vários fatores para cada vez mais brasileiros estarem mudando para cidades portuguesas, como a qualidade de vida, estabilidade política, econômica e baixo custo para viver. Morar legalmente em Portugal, para quem tem a dupla cidadania, proporciona ainda mais vantagens.


Quem é cidadão português tem status de cidadão europeu, o que abre portas para alguns benefícios bastante interessantes. Quer saber quais são eles? Leia este post e descubra!


1. Ter todos os direitos de um cidadão europeu

Quem tem cidadania portuguesa é um cidadão europeu. Isso significa que você pode escolher morar em qualquer uma das 27 nações que fazem parte da União Europeia. Tudo isso sem precisar de nenhum tipo de visto. Entre os direitos de ser um cidadão europeu está o acesso à assistência médica e aposentadoria.


2. Conquistar mais qualidade de vida

A qualidade de vida em Portugal é muito boa. Alguns fatores que contribuem para isso são os baixos índices de criminalidade e o custo de vida acessível. O poder de compra da média dos salários em Portugal é maior do que no Brasil.


Talvez você perca algumas pequenas mordomias, que são compensadas com saúde e educação de qualidade e segurança.


3. Transitar pela Europa livremente

Quem está morando legalmente em Portugal pode transitar livremente pelos outros países europeus. As rotas de trem facilitam bastante a logística dentro da Europa, além de serem por si só passeios turísticos maravilhosos.


Inclusive, se você morar em um dos grandes centros como Lisboa ou Porto, é bem provável que você não sinta necessidade de ter um carro em Portugal, pois o transporte público funciona muito bem, tanto no país como por todo território europeu.


4. Morar em qualquer país da Europa

Ao estar legalizado em Portugal, você tem o direito de visitar, trabalhar e estudar em qualquer país da Europa. Isso tira um pouco a pressão da mudança para um novo país, pois caso você não se adapte à vida em Portugal, pode tentar a vida na Espanha, Itália, França, entre outras nações.


5. Pagar menos impostos

O custo de vida em Portugal é relativamente menor do que no Brasil, se considerarmos o mesmo padrão. Itens de vestuário e alimentação são especialmente baratos e de alta qualidade.


Por exemplo, dá para fazer uma refeição fora de casa por apenas 10 euros, incluindo entrada, prato principal e sobremesa. Levando em conta que você estará ganhando em euros, o valor é bastante acessível. No supermercado, você consegue viver com 150 euros mensais em compras por pessoa.


6. Transmitir sua dupla nacionalidade aos seus descendentes

Ao tirar sua dupla nacionalidade portuguesa, você garante que seus filhos e netos sejam cidadãos europeus. Afinal de contas, o princípio da hereditariedade é aplicado à cidadania portuguesa.


Com isso, seus descendentes também poderão optar por morar na Europa, usufruindo de vantagens como educação pública de qualidade, entre outras.


Como você conferiu nesta leitura, são vários os benefícios para quem opta por morar legalmente em Portugal.


Quer saber se você tem direito à tirar a cidadania portuguesa? Preencha esse formulário e saiba se você pode pedir sua dupla nacionalidade.


7 views0 comments