• Edson Pavão

4 benefícios da cidadania portuguesa para brasileiros


Ter dupla nacionalidade é um desejo que ronda a cabeça de muitos estrangeiros. E esse sonho não é à toa, já que ela garante muitos direitos. Por essa razão, resolvemos listar 4 benefícios da cidadania portuguesa para brasileiros.


As vantagens em obter a cidadania portuguesa vão desde a livre circulação pelos países-membros da União Europeia até mensalidades mais baratas nas universidades em Portugal.

Quer saber mais sobre os principais benefícios da cidadania portuguesa para brasileiros? Contamos tudo nesse post. Confira!


1. Se tornar cidadão europeu

Um dos principais benefícios da cidadania portuguesa é o fato de você se tornar um cidadão europeu.


Ou seja, você pode aproveitar os mesmos direitos de um cidadão dos outros países da União Europeia, como acesso à saúde pública e livre circulação entre os países do bloco apenas com o seu cartão de cidadão.


Vale sempre lembrar que ao ser portador de um passaporte português, você pode morar e trabalhar legalmente em qualquer um dos países-membros da União Europeia.


2. Transmitir a nacionalidade para os seus descendentes

Quando você obtém a cidadania portuguesa para brasileiros, seus atuais e/ou futuros filhos também terão direito à dupla nacionalidade. Isso acontece porque o direito à cidadania portuguesa é hereditário.


Isto é, seus filhos também poderão passar adiante o direito ao passaporte português, que terão a oportunidade de transmitir esse benefício aos seus netos e assim por diante.


A possibilidade de perpetuar esse direito ao longo das gerações é um dos grandes benefícios da cidadania portuguesa.


3. Mais qualidade de vida

Os brasileiros que conseguem ter sua cidadania portuguesa aprovada e resolvem morar em Portugal podem usufruir de toda a qualidade de vida que o país luso oferece.


Um dos principais fatores que fazem cidadãos brasileiros optarem por viver em Portugal é o baixo índice de violência. Portugal realmente é um país muito seguro, ainda mais quando comparamos os índices de criminalidade com o Brasil.


Outras grandes vantagens em termos de qualidade de vida são o alto poder de compra da moeda em circulação, preços relativamente baixos e serviços públicos eficientes, como saúde e o transporte.


4. Estudos universitários mais baratos

Os estudantes brasileiros com cidadania portuguesa têm direito a taxas de mensalidade mais baixas nas universidades e cursos em todos os países-membros da União Europeia.


O valor cobrado para os estudos são os mesmos aplicados aos nativos. Para quem tem o desejo de fazer uma formação no país, essa é uma grande vantagem.


Estrangeiros podem aplicar para o visto de estudante em Portugal, que concede o direito à residência e frequência em escolas e universidades. Porém, quem não tem a cidadania portuguesa não terá o benefício do desconto na mensalidade.


Como você pode ver, os benefícios da cidadania portuguesa para brasileiros são super interessantes e atrativos.


E você, já sabe se tem direito a entrar com o pedido da sua dupla nacionalidade? Precisando de ajuda para entrar com seu pedido de cidadania portuguesa?


Agende agora mesmo uma consultoria online com a nossa equipe de assessoria jurídica e realize seu sonho de ser um cidadão europeu!

6 visualizações0 comentário