• Edson Pavão

Aluguel em Portugal: como funciona e onde procurar imóveis


Cada vez mais brasileiros têm optado por viver em terras lusitanas, principalmente devido a qualidade de vida que a Europa oferece. Além de pensar no visto, no trabalho, nos estudos, no processo de cidadania portuguesa, entre outras coisas, você precisa organizar seu aluguel em Portugal.


Dependendo de onde você quer morar, a concorrência pode ser alta. Por isso, separamos aqui algumas dicas a respeito da documentação para alugar imóveis em Portugal e os principais sites para você começar a pesquisar. Vamos lá!


Documentação para efetivar um aluguel em Portugal

A documentação para efetivar um aluguel em Portugal vai depender se você já tem a cidadania portuguesa ou se mora no país com autorização de residência.


Fato é que o principal documento a ser apresentado é o NIF (equivalente ao CPF brasileiro), pois esse cadastro é usado para associar as contas de luz e água, entre outras despesas fixas, em seu nome.


Outros documentos que normalmente são solicitados é o seu contrato de trabalho (ou comprovação de renda) e o passaporte ou outro documento de identificação.

No tocante à garantia, ela é negociável entre as partes. O mais comum é o pagamento antecipado de algumas parcelas ou o depósito de um valor em favor do locador.


Tipos de imóveis para alugar em Portugal

Ainda que o idioma seja o mesmo, a nomenclatura dos imóveis para alugar em Portugal é diferente do Brasil:

  • T0: kitnet ou estúdio sem quartos;

  • T1: imóvel com um quarto;

  • T2: dois quartos e assim sucessivamente;

  • T+1: imóvel com um quarto e mais um cômodo pequeno, sem janelas.

Se você quer um imóvel mobiliado, procure por imóveis equipados, que é o termo usado em Portugal. Eles costumam ter móveis e os principais eletrodomésticos de uso rotineiro, como fogão, geladeira, máquina de lavar roupas, entre outros.


Melhores sites para alugar imóveis em Portugal

Conheça os principais sites de aluguel em Portugal. Seja para locações de curto prazo, para dividir o apartamento ou para alugar um imóvel só para você e sua família, vale a pena fazer uma busca nesses portais que vamos indicar abaixo.


Uniplaces

O Uniplaces oferece aluguéis sem as complicações que envolvem um contrato de locação. Não há necessidade de fiador e todos os imóveis são verificados pela empresa. O legal é que tem opções para todos os bolsos:

  • Quartos compartilhados;

  • Quartos privados;

  • Estúdios;

  • Apartamentos standard e premium.

Idealista

Organizar a busca de imóveis para alugar em Portugal fica fácil com o app do Idealista. Ele permite que você faça a sincronização das buscas realizadas no computador com o seu smartphone.


Então, fica tudo salvo no aplicativo: seus imóveis favoritos, suas pesquisas e suas mensagens. Esse site tem bastante opções de propriedades disponíveis para aluguel em Portugal.


CasaSapo

O CasaSapo é um portal imobiliário que está no ar desde 2001. O site é super completo e oferece a locação/compra de imóveis residenciais, comerciais, casas de férias e apartamentos compartilhados com quartos privativos.


Custo Justo

A proposta do Custo Justo é ser uma plataforma de encontro entre locadores e locatários (vendedores e compradores também!). A negociação do imóvel é feita diretamente entre as partes, sem qualquer interferência do site ou cobrança de comissões.


Imovirtual

O Imovirtual tem mais de 300.000 imóveis cadastrados para alugar, comprar e também para estadias de curto prazo. Tudo isso em várias regiões de Portugal.


Por fim, nossa última dica é para você ficar atento à estrutura do imóvel em relação ao inverno. Veja se o apartamento tem aquecedor, vedação e vidros duplos. Também vale a pena verificar se bate sol em algum momento do dia no apartamento, o que pode fazer uma grande diferença no seu conforto em épocas de temperatura em torno de 8°C.


Continue a sua leitura e saiba como comprar um imóvel em Portugal.

0 views0 comments