• Edson Pavão

Morar em Portugal: saiba mais sobre a cultura dos portugueses


Morar em Portugal tem sido uma realidade para cada vez mais brasileiros. A prova disso é que em 2020, os residentes brasileiros que vivem legalmente em Portugal somaram quase 184 mil pessoas. Isso representa um aumento de 21,6% quando comparado ao ano de 2019.


Os cidadãos do Brasil foram os que mais obtiveram pedidos de autorizações para morar em Portugal concedidos pelo governo português. De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), entre a emissão de 117,5 mil novos títulos de residência, quase 42 mil foram para brasileiros.


Um dos pontos positivos de mudar para Portugal é não ter a barreira da língua, já que falamos o mesmo idioma. Mas será que os brasileiros estranham a cultura portuguesa quando decidem construir uma vida no país? Existem sim diferenças culturais entre Brasil e Portugal. Leia este post e saiba mais sobre o assunto!


O estilo de vida dos portugueses

É comum os brasileiros que decidem morar em Portugal estranharem algumas questões da cultura portuguesa, mas também se sentirem familiarizados com outras. Uma das principais diferenças no estilo de vida dos portugueses é que eles fazem quase tudo a pé, enquanto no Brasil – principalmente nos grandes centros urbanos – costumamos usar muito o carro.


Por outro lado, em trechos curtos (menos de 1 km), os portugueses têm o hábito de pegar transporte público, que inclusive funciona muito bem no país.


A segurança é um ponto alto para imigrantes brasileiros em Portugal. Você não precisa ter medo de usar seu celular em ambientes externos ou de deixar seu carro estacionado na rua, mesmo tendo garagem para guardá-lo.


Sabe aquele costume nada legal que o brasileiro tem de estar sempre “15 minutinhos” atrasado? Isso não acontece em Portugal. Os portugueses são extremamente pontuais. Eles chegam entre 10 e 15 minutos antes em seus compromissos. Aliás, é bem comum o português ficar dentro do carro trabalhando no telefone enquanto esperam um cliente.


Os portugueses adoram visitar parques e jardins. Eles sentam na grama ao ar livre para ler, curtir o sol e deixar as crianças brincarem. No verão, as pessoas usam inclusive roupa de praia para esses momentos.


Os hábitos alimentares dos portugueses

O vinho é um produto bastante representativo da cultura portuguesa. Os portugueses costumam tomar vinho com mais regularidade que nós brasileiros, especialmente durante as refeições.


Diferentemente do Brasil, a carne mais consumida em Portugal é a carne de porco e não a carne bovina. E antes do prato principal, é rotina tomar uma sopa como entrada.


Quando vai ao supermercado, o português não vê problema em comprar produtos da marca do próprio supermercado, chamados de marca branca. Eles são de ótima qualidade e têm um preço bastante atrativo.


A sustentabilidade faz parte da vida dos portugueses. Eles levam sacolas reutilizáveis ou seu próprio carrinho ao supermercado. Aliás, saiba que em Portugal o cliente precisa pagar pelas sacolas plásticas no caixa. Isso também acontece em algumas cidades brasileiras, como São Paulo.


Ainda falando sobre um estilo de vida sustentável, é importante dizer que em Portugal separa-se o lixo reciclável. É fácil encontrar locais de ecopontos, onde se deixa o lixo de coleta seletiva.


Na hora do troco, lembre-se de guardar as moedas, porque em Portugal não existe o costume de arredondar o valor das compras e dos trocos. Se você fizer uma compra de 5,97€, você vai receber 0,03€ de troco.


A última dica para morar em Portugal é entender que essa história de compras parceladas não faz sucesso no país europeu, a não ser que sejam grandes aquisições, como imóveis e carros. Nas compras do dia a dia, o hábito é fazer o pagamento à vista.


Ficou animado para morar em Portugal? Continue sua leitura e saiba se você tem direito à cidadania portuguesa.

78 views0 comments