top of page
  • Foto do escritorEdson Pavão

5 melhores cidades para morar em Portugal

Atualizado: 15 de dez. de 2021


A população brasileira que vive em terras portuguesas apresentou crescimento pelo quarto ano consecutivo e bateu um novo recorde. De acordo com o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA), nos últimos dois anos, o número de brasileiros por lá pulou de 151.304 para 183.993 até dezembro de 2020. É claro que a maioria dessas pessoas buscam pelas melhores cidades para morar em Portugal.


Afinal de contas, a razão principal para essa mudança de país é ter a tão sonhada qualidade de vida. Por isso, resolvemos fazer uma lista das cidades mais legais para viver em Portugal, levando em conta questões como trabalho e estudos.


É claro que também deve ser pesado o perfil de cada um, pois as várias regiões de Portugal tem diferenças marcantes. Vamos lá!


1. Lisboa

De acordo com diversas pesquisas, Lisboa é a melhor cidade para morar em Portugal. Ela é uma mistura entre o contemporâneo e a história que deu certo, com um visual incrível de praias e montanhas.


Lisboa é um lugar agitado, com cerca de 3 milhões de habitantes. Vale ressaltar que o custo de vida para viver ali é alto. Por outro lado, essa é uma cidade com ótimas oportunidades de emprego.


Para quem vai estudar em Portugal, uma das melhores instituições de ensino superior do país está lá: a Universidade de Lisboa.⠀⠀


2. Braga

Braga é uma cidade tranquila, localizada no norte do país. Se você está buscando ter mais qualidade de vida, essa é uma opção bastante interessante de município para viver em Portugal.


Entre os seus 180 mil habitantes, destacam-se os idosos e aposentados, que moram em Braga justamente pela calmaria do lugar. Em contrapartida, o programa de estudo Erasmus da Universidade de Minho atrai muitos jovens estrangeiros.


Na comparação com Lisboa, a cidade de Braga tem menos ofertas de postos de trabalho, mas o custo de vida também é mais baixo.


3. Porto

A cidade do Porto é a segunda mais populosa de Portugal, depois de Lisboa, com cerca de 300 mil habitantes. Isso também dá ao Porto um status de grande importância econômica para o país, ainda mais levando em consideração seu polo industrial.


Dito isso, fica claro que encontrar emprego por lá é mais fácil do que em muitas outras regiões portuguesas, um grande ponto positivo para quem decide morar no Porto.


Essa é uma cidade muito alegre, bonita, com diversas atrações culturais e muitas opções de lazer. Dependendo do horário, pode ser que você pegue trânsito ao circular nas áreas mais movimentadas. O custo de vida no Porto é equivalente ao de Lisboa.


4. Vila Nova de Gaia

A Vila Nova de Gaia é bem pertinho do Porto, basta atravessar a Ponte Luís I, um cartão postal super conhecido do local. Essa é uma alternativa bacana para quem quer morar no norte de Portugal gastando um pouco menos.


Ir da Vila Nova de Gaia para o Porto de transporte público leva, em média, apenas 15 minutos. Ou seja, se você arrumar um emprego no Porto, pode optar por morar do outro lado do rio.


A cidade, com cerca de 200 mil habitantes, é uma região turística com praias deslumbrantes para curtir dias de lazer. Inclusive, a Praia de Miramar é considerada uma das 10 praias mais bonitas da Europa.


5. Portimão

É claro que não podemos deixar de fora da lista de melhores cidades para morar em Portugal a região do Algarve. Portimão é a segunda maior cidade do Algarve, localizada no leste do distrito de Faro.


O perfil dos seus habitantes são famílias e empreendedores que buscam melhores oportunidades de trabalho. Os aposentados brasileiros também são bastante presentes em Portimão, pois a qualidade de vida que o Algarve oferece é muito atrativa.


As praias de Portimão (e de todo o Algarve) são lindas, de fácil acesso e a cidade é movimentada durante todo o ano.


Agora que você já conhece as melhores cidades para morar em terras lusitanas, continue sua leitura e conheça os tipos de vistos para morar em Portugal.

bottom of page